Pages

Onde te imaginas daqui a dez anos?

Onde te imaginas daqui a dez anos?
É, talvez, a pergunta que mais ouvi em entrevistas de emprego. Foi exactamente a mesma pergunta que fiz a mim mesma aos 18. Enquanto entrava na faculdade com o pé direito e o peito cheio de ar e esperança, já sabia onde ia estar daí a dez anos. Quando saí, quando me sentei pela primeira vez do lado vulnerável da secretária, não precisei de parar para pensar. Folheei o meu futuro, imaginei-o, defini-lhe os contornos na minha cabeça. Daí a dez anos teria um emprego estável, estaria na fase de transição para a primeira subida de lugar, teria uma casa minha, no parque nas nações, ajudaria nas aulas da minha faculdade como assistente ou professora de recurso, teria um mestrado e um carro novo. 
Dez anos depois aprendi umas das grandes lições da vida. É que entre nós e o que queremos, existem pessoas, existe tempo, existe dinheiro, existem expectativas boas, más e péssimas, existe confiança, existe sorte, existe reconhecimento, frustração e saúde. Entre nós e o que queremos para a nossa vida, existe o mundo todo. Que não pára de girar, que não abranda nunca. E hoje, dez anos depois, quando entro no transporte público que me leva de quinze em quinze dias à segurança social, quando espero nas filas do centro de emprego por uma oportunidade, quando fico semanas à experiência, onde já devia liderar uma equipa, hoje, dez anos depois, percebo a mais importante das lições. Entre nós e o que queremos, existe o mundo todo. A vida toda a acontecer. Existe o destino das decisões que tomamos, o peso das consequências inevitáveis. 
Onde te imaginas daqui a dez anos?
É, talvez, a pergunta mais estúpida que nos podem fazer. 

Onde te imaginas daqui a dez anos?
Daqui a dez anos não sei. Daqui a dois meses quando ficar sem subsídio e sem emprego também não. Daqui a dez anos não existe o nós e o que queremos. Existe o nós e o que aprendemos a aceitar.




SHARE:

17 comentários

  1. Nunca consegui responder a perguntas desse tipo, o mundo dá tanta volta. Hoje estamos aqui, amanhã ali, enfim, tento viver um dia de cada vez tendo em mente que hoje é o dia mais importante. Tenho ao meu lado as pessoas mais importantes do Mundo. Força e muita coragem para as alturas mais complicadas. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lígia, e de facto é isso mesmo, viver um dia de cada é o nosso maior objectivo para sermos felizes!

      Eliminar
  2. Tão verdade!
    Nunca me fizeram essa pergunta nas entrevista de emprego a que fui mas penso sempre nela antes de ser entrevistada e chego à conclusão que, se me perguntarem, não saberei responder de coração e sem discurso politicamente correcto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se respondemos de coração, provavelmente não demonstramos a determinação que exigem para certa e determinada posição. Na verdade mais vale responder o politicamente correcto em vez de falarmos com o coração.

      Bejinho Vanessa

      Eliminar
  3. Li isto e senti uma angústia...tudo o que disseste é do mais verdadeiro que existe. "Entre nós e o que queremos, existe o mundo todo."
    Podemos fazer muito, querer muito, tentar não abrandar, cair e levantar...mas nem tudo depende de nós. E há tanta gente que ao ver as coisas de fora não entende isso, não entende o que sentimos e as nossas frustrações. Talvez porque pensem que não nos esforçamos o suficiente. Mas a vida é tão cheia de coisas, de acasos, de incertezas e surpresas que o nosso destino, por vezes, não está nas nossas mãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas vezes a resposta está mesmo à frente das pessoas, mas não existe pior cego que aquele que não quer ver. Uma pessoa que sofre altos e baixos na vida, mas que se levanta sempre é concerteza mais forte do que quem nunca caiu. Mas a maior parte do tempo, é vista por quem está de fora como fraca.

      Beijinhos Carina

      Eliminar
  4. E quando passados dez anos continuas no mesmo emprego mas com a sensação que não queres isto para o resto da vida, mas é isto que ao final do mês te ajuda a pagar as contas?
    E te falta a coragem para largar isto e ir atrás de um sonho que ainda não sonhaste? É assim que me sinto tenho um trabalho tenho um salário mas não estou de longe realizada, por comodismo ou por não saber o que quero, e tenho mais 10 anos que tu e sinto-me triste por isso por ainda não saber o que quero da vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, é sem dúvida a maior angústia de todas. O lema "faz aquilo que te faz feliz" é muito bonito, mas nem sempre corresponde à vida que levamos. Ter a coragem de saltar fora da caixa, de arriscar o que temos como certo é o passo de GIGANTE. Mas mesmo quando o resolvemos dar, impõe-se a questão "Saltei, e agora para onde caminho?"

      Desejo que encontres a luz que precisas depressa :)

      Eliminar
  5. Acho que são as perguntas mais estúpidas que podem fazer. Hoje em dia quem é que consegue planear algo com um prazo de 10 anos? É impossível. Para além dos conflitos pessoais de não sabermos o que realmente queremos ou podemos esperar do futuro, a estabilidade que nos é garantida é igual a zero! Estamos em constante mudança. O mundo à nossa volta está em constante mudança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Ashley. Não será o "viver um dia de cada vez" mais importante que uma meta de dez anos? Niinguém sabe o dia de amanhã, nada é garantido.
      Resta-nos tirar o melhor partido de todos os dias!

      Eliminar
  6. Estou solidária com a Maria Rita, porque me sinto da mesma maneira. Mas concordo que é uma pergunta parva de se fazer numa entrevista, até porque hoje em dia não há linhas rectas no que toca a um percurso profissional.
    Também a mim me fizeram essa pergunta há muitos anos, quando concorria ao primeiro emprego, e ainda hoje sorrio com a ingenuidade da minha resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É giro e ao mesmo tempo frustrante, lembrarmo-nos dos nossos sonhos há dez anos atrás. Temos é de ser fortes para reconhecer a ingenuidade dessa resposta e, de certa forma, a capacidade de nos rirmos um bocadinho de nós próprios ao fazê-lo.

      Um grande beijnho

      Eliminar
  7. No eu caso, encalhada encalhada e encalhada!! E cá estaremos daqui a 10 anos e a ver vamos se não terei razão lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensar positivo e retirar o melhor de cada dia! A vida faz-se caminhando :)

      Eliminar
  8. Tão forte, este texto.Tão sincero, tão cru, tão verdadeiro. E tão bonito! Obrigada por me fazeres reflectir, pensar no que quero (ou no que gostaria de querer ter), obrigada por me fazeres abrandar, nesta quinta feira que tinha tudo para ser cinzenta, para pensar em mim, daqui a dez anos. Já passei uma licenciatura e terminei um mestrado. Tenho a sorte de estar a — começar — fazer coisas da minha área para pessoas queridas. Mas não sei o que será de mim daqui a dez anos. Aliás, nem sei onde estarei daqui a dez dias. Na semana passada recebemos uma notícia devastadora e vamos ter que abandonar a nossa casa, que sempre foi o nosso lar, daqui a dois anos. E dois anos passam a voar. Nunca pensei que daqui a dois anos não tivesse esta casa, nunca sonhei que os meus filhos (que espero ter daqui a dez anos) não viessem visitar os avós a esta casa. Nunca fui muito de pensar em mim "daqui a dez anos". Acho que nunca fui de fazer grandes planos. Sonhos, tenho muitos. Mas planos nem por isso. Se calhar não passo de uma sonhadora [...] e posso não saber o que vou estar a fazer daqui a dez anos, onde vou estar a viver daqui a dez anos ou quem vou ser daqui a dez anos. Mas uma coisa é certa: vou ter sempre os meus sonhos, que pouco mudaram nos últimos dez anos. Apenas cresceram comigo. E isso conforta-me!

    Desejo-te boa sorte e peço-te que não desistas. Sobretudo, não deixes de sonhar!

    Um beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sara, são essas quedas que a vida nos impõe, que nos tornam mais fortes. Isso deveria valer muito mais do que um CV recheado de graduações. O que a vida nos ensina e a nossa forma de superar os obstáculos será sempre a nossa maior força. Espero que ultrapasses esse obstáculo com leveza e que encontres paz para esses dias. Os sonhos permanecerão, nunca desistas deles. Afinal são o recheio da nossa vida.

      Obrigada pelas palavras. Um xi-coração apertado para ti :)

      Eliminar
  9. Se há lição que aprendi na vida, no alto dos meus 34 anos, foi a não fazer planos! Nunca na vida pensei em estar onde estou, na situação que estou e tão longe dos que mais amo! Olha para trás e por vezes pergunto-me " Onde esta aquela Isabel cheia de sonhos e sempre com um sorriso rasgado, com vontade de enfrentar tudo e todos para ser feliz e alcançar os seus objectivos?" Simplesmente porque essa Isabel deixou de existir...
    Tenho pena que assim seja e, por isso, para daqui a 10 anos não há planos...só sonhos quase impossíveis.....

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.