Pages

hoje adormeço com o coração fora do peito

Fui despedida há dois anos. Depois disso estive muito tempo em casa. Falei com todas as pessoas que conhecia e não conhecia, fiz e refiz o meu currículo vezes sem conta, perdi a conta ao número de emails que enviei, aos telefonemas que fiz, às portas que bati. Fiz formações, aproveitei tudo o que o meu país teve para me oferecer, não neguei nenhuma oportunidade de desenvolvimento profissional. De pouco me serviu e pouco ou nenhum acompanhamento tive pelas autoridades competentes. Quando estava prestes a ficar sem chão dei ainda mais corda aos sapatos e vi-me completamente abandonada profissionalmente. Não havia nada para mim na área onde me formei. Não havia uma única pessoa que não me dissesse para ir para fora. Comecei a chorar na almofada em silêncio todas as noites antes de adormecer. Tinha a minha casa, os meus bichos, o meu marido, a minha família, os meus amigos, todos aqui. Se tivesse de ir embora teria de arrastar todos comigo, senão fisicamente, pelo menos de coração. Até que arregacei as mangas e comecei a disparar em todas as direcções. Até que alguém reparou em mim e o telefone tocou. Uma área completamente diferente, um desafio completamente novo, muitas expectativas, muito nervoso miudinho. Era a minha oportunidade. Que outra hipótese senão agarrá-la? E agarrei. E dei o meu melhor, num estágio profissional, nos últimos nove meses. Fiz muitos quilómetros, conheci centenas de pessoas, sorri muito, falei ainda mais, fiz tudo o que podia ter feito. Tenho vinte e nove anos e daqui a poucos dias vou saber o meu destino. Vou descobrir o que fez a vida da parte dela em relação à minha estabilidade profissional. Assino contrato? Fico mais uma vez pelo caminho? Terei de lutar por mim, mais uma vez? Pela minha família? Terei, finalmente, possibilidade de respirar sem me doer o coração por não saber o que me está reservado? 

Terei sido o melhor de mim?


SHARE:

17 comentários

  1. Como me revejo neste post... No meu caso, sei que não irei ficar na empresa onde estou a fazer o estágio profissional. Já o sabia desde o início. Daí que, à medida que o fim do estágio se aproxima, volta todo o receio de não conseguir trabalho. Mas temos que ser optimistas! Ou tentar, pelo menos. Muita sorte para ti! :) *

    ResponderEliminar
  2. Vai tudo correr bem, vamos pensar positivo.

    ResponderEliminar
  3. Que sufoco - mas tudo há-de correr bem! Se conseguiste dar a volta uma vez, mesmo que a vida te assuste agora, vais dar a volta. Boa sorte!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Quando nos esforçamos, somos sempre o melhor de nós! E, desde que isso aconteça, temos é de estar tranquilos com tudo o que fizemos (: desejo-te muita sorte e que tudo aquilo para o qual te esforçaste seja recompensado!

    ResponderEliminar
  5. Espero que corra tudo bem. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Muita Força! E não te esqueças... sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam :)

    ResponderEliminar
  7. Identifico-me muito. Estou na situação de : já perdi a conta aos e-mails que enviei. mas ainda não desisti. estou a agarrar cada possível oportunidade.
    Por isso, deste meu lado um abraço grande de boa sorte e sempre sempre: pensamento positivo :)
    Edna.

    ResponderEliminar
  8. Muita sorte querida e pensamento positivo!

    ResponderEliminar
  9. Vai correr tudo bem, eu sei que sim :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz um estágio profissional. Foi-me proposto um, uma vez, mas estava em condições de o recusar e recusei. Não sou contra a ideia do estágio profissional em sim, mas sou completamente contra a maneira como funcionam os estágios profissionais em Portugal, é a verdadeira da pouca vergonha! No meu caso, correu bem e fui "contratada" na mesma. Acabei, mesmo assim, por emigrar porque, para mim, era o que fazia mais sentido na altura (e continua a fazer). Foi a decisão mais difícil que tomei até hoje, mas foi também a melhor

    ResponderEliminar
  11. Acredito que a vida recompensa quem dá o melhor de si... Digo eu, que continuo à espera da minha. :) Nunca perder a esperança e pensamento positivo sempre! Vai correr tudo bem, Joana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente consigo! A vida devolve o que lhe damos..!
      Dar sempre o nosso melhor é a "melhor" opção.!
      Pensamento positivo, o que tiver de ser, será.!
      Beijinho
      MR💗
      @sagadaemigracao

      Eliminar
  12. Sei bem o que é tudo isso. Eu acredito que no fim acabamos por decidir o que é melhor para nós, o que o coração nos dita. :)

    ResponderEliminar
  13. Revi-me em algumas partes do texto. Desejo muita sorte, de coração. Que corra tudo bem e que consiga trabalho e ficar em Portugal. A mim custa-me tanto estar longe...

    um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Estás de parabéns pela tua determinação e por não teres desistido quando as coisas estavam mesmo difíceis. Espero que tudo corra pelo melhor e que o futuro seja um pouco mais estável.

    ResponderEliminar
  15. Quando li este post à uns dias estava como tu, mas agora sei que o meu contracto acabou e não foi renovado! Para já ainda só estou em casa à 2 dias, ainda não cai mt bem na realidade, mas espero que mt em breve sintam a minha falta e me liguem para voltar!
    Desejo-te o melhor do Mundo e espero que o teu contracto seja renovado para sempre :)
    1 beijinho mt grande e...força, nada de desistir pois és uma grande mulher :)

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.