Este é o último ano dos meus vinte. Daqui a alguns dias entro nos 29. A década dos 20 é provavelmente a época da nossa vida em que tudo se define. É nestes dez anos que acabamos os estudos, entramos para o mercado de trabalho, conhecemos pessoas novas em contexto profissional, percebemos se os amigos de antes continuam depois, tomamos decisões gigantes, na família e no amor, acabamos por definir quem vamos ser aos 30. Sempre achei que a transição dos 20 para os 30 é muito mais substancial do que a dos 30 para os 40.
Este último ano trouxe-me, acima de tudo, coisas muito boas. A percepção de que afinal não sou feliz a trabalhar na área para a qual estudei, um novo desafio profissional, um casamento maravilhoso, amigos mais próximos, mais estáveis na minha vida, duas viagens magníficas, mais resiliência para aceitar as coisas como são.
n
À medida que vou crescendo vou-me aceitando com mais facilidade, vou percebendo as dificuldades que tenho, mas também a facilidade com que lido com certas situações. Tenho muito mau feitio, gosto mais do meu corpo hoje do que há alguns anos atrás, sou impaciente, gosto de experimentar coisas novas, é delas que retiro criatividade para conseguir conciliar o meu dia a dia. Algumas lições que são de reter nos últimos anos:
1- A capacidade de ser paciente é das mais díficeis de atingir
2- Viver as coisas bonitas de todos os dias
3- Rirmo-nos de nós próprios em vez de nos levarmos muito a sério
4- Investir nas pessoas que nos trazem coisas boas, são elas que nos definem
5- A vida não é justa. Ponto final.
6- As relações, sejam de amizade ou de amor, vão e vêm, muitas vezes sem qualquer motivo
7- Viajar é a melhor forma de sermos humildes, pacientes e valorizarmos a nossa casa
8- Nunca seremos outra pessoa, aceitemo-nos como somos, amam-nos por isso
9- Aprender a agradecer acalma-nos o coração
10- Nada na vida nos é dado de graça, temos de dar sempre algo em troca
11- Evitar pessoas tóxicas
12- Tomar decisões difíceis mesmo quando não queremos, obriga-nos a crescer
13- Não há nada que um copo de vinho, uma conversa com a melhor amiga e uma boa noite de sono não resolvam
14- Correr riscos, lançarmo-nos sem medo, a vida é muito curta para ser ocupada por coisas que não fizemos
15- Fazermos as coisas do coração.
Não tenho muitos planos para o próximo ano. Se há coisa que aprendi foi que a vida nos dá sempre a volta. É ela que decide. Temos alguns planos a lápis no nosso calendário, mas vou deixar-me ir ao sabor da maré. Estou muito agradecida por tudo o que me aconteceu nos últimos 9 anos, muito feliz pelas pessoas que me escolheram para partilhá-los, muito certa dos que deixei entrar nos meus dias. Sei que vou dedicar-me mais à família e aos amigos, são eles que nos vão recordar quando cá não estivermos, são eles que vão falar de nós a quem ficar. Se a minha vida está resolvida para os próximos anos, não vos sei dizer. Quero fazer muitas coisas, viver muitas coisas, viajar ainda para muitos sítios, ainda não sei se profissionalmente fico por aqui.
Obrigada por estarem desse lado ♥
Alguma lição que os vossos 20 vos trouxeram que queiram partilhar?