Pages

os últimos 20 ♥

Este é o último ano dos meus vinte. Daqui a alguns dias entro nos 29. A década dos 20 é provavelmente a época da nossa vida em que tudo se define. É nestes dez anos que acabamos os estudos, entramos para o mercado de trabalho, conhecemos pessoas novas em contexto profissional, percebemos se os amigos de antes continuam depois, tomamos decisões gigantes, na família e no amor, acabamos por definir quem vamos ser aos 30. Sempre achei que a transição dos 20 para os 30 é muito mais substancial do que a dos 30 para os 40.

Este último ano trouxe-me, acima de tudo, coisas muito boas. A percepção de que afinal não sou feliz a trabalhar na área para a qual estudei, um novo desafio profissional, um casamento maravilhoso, amigos mais próximos, mais estáveis na minha vida, duas viagens magníficas, mais resiliência para aceitar as coisas como são. 


n
À medida que vou crescendo vou-me aceitando com mais facilidade, vou percebendo as dificuldades que tenho, mas também a facilidade com que lido com certas situações. Tenho muito mau feitio, gosto mais do meu corpo hoje do que há alguns anos atrás, sou impaciente, gosto de experimentar coisas novas, é delas que retiro criatividade para conseguir conciliar o meu dia a dia. Algumas lições que são de reter nos últimos anos:

1- A capacidade de ser paciente é das mais díficeis de atingir
2- Viver as coisas bonitas de todos os dias
3- Rirmo-nos de nós próprios em vez de nos levarmos muito a sério
4- Investir nas pessoas que nos trazem coisas boas, são elas que nos definem
5- A vida não é justa. Ponto final.
6- As relações, sejam de amizade ou de amor, vão e vêm, muitas vezes sem qualquer motivo
7- Viajar é a melhor forma de sermos humildes, pacientes e valorizarmos a nossa casa
8- Nunca seremos outra pessoa, aceitemo-nos como somos, amam-nos por isso
9- Aprender a agradecer acalma-nos o coração
10- Nada na vida nos é dado de graça, temos de dar sempre algo em troca
11- Evitar pessoas tóxicas 
12- Tomar decisões difíceis mesmo quando não queremos, obriga-nos a crescer
13- Não há nada que um copo de vinho, uma conversa com a melhor amiga e uma boa noite de sono não resolvam
14- Correr riscos, lançarmo-nos sem medo, a vida é muito curta para ser ocupada por coisas que não fizemos
15- Fazermos as coisas do coração.

Não tenho muitos planos para o próximo ano. Se há coisa que aprendi foi que a vida nos dá sempre a volta. É ela que decide. Temos alguns planos a lápis no nosso calendário, mas vou deixar-me ir ao sabor da maré. Estou muito agradecida por tudo o que me aconteceu nos últimos 9 anos, muito feliz pelas pessoas que me escolheram para partilhá-los, muito certa dos que deixei entrar nos meus dias. Sei que vou dedicar-me mais à família e aos amigos, são eles que nos vão recordar quando cá não estivermos, são eles que vão falar de nós a quem ficar. Se a minha vida está resolvida para os próximos anos, não vos sei dizer. Quero fazer muitas coisas, viver muitas coisas, viajar ainda para muitos sítios, ainda não sei se profissionalmente fico por aqui. 

Obrigada por estarem desse lado ♥

Alguma lição que os vossos 20 vos trouxeram que queiram partilhar?


SHARE:

9 comentários

  1. Ainda estou nos 20, ainda me faltam três anos para os 30 e ainda estou a aproveitar cada momento!! Tal como tu ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta publicação! Teve um saborzinho especial para mim, até porque acabei de entrar nos 20! Espero que, quando chegar o meu 29º aniversário, possa estar tão feliz e serena com a vida que levei quanto tu! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Muito do que está aqui, e que parece tão simples e óbvio, eu realizei muito mais tarde... dez anos depois... mas nunca é tarde para este exercício de auto conhecimento. Da mesma forma que encontramos respostas, outras perguntas surgem que levam a mais respostas. Crescemos assim. Eu fui "criança" durante tempo a mais. bjs

    ResponderEliminar
  4. Já larguei os 20's há um bom tempo :) . Atravesso os 30's e comprovo que a paciência duplica, a capacidade de viver as coisas bonitas já te é muito natural, nem tens de pensar nisso. Continua a não haver certezas. Nunca as teremos, mas a serenidade essa com certeza :) chega de mansinho. Tudo de bom. Aproveita. <3

    ResponderEliminar
  5. Deixei os 20 há 2 meses atrás. Este post fez voltar atrás e pensar em tudo o que aprendi ao longo dos últimos 10 anos. Identifico-me com as lições que referiste. Acima de tudo, aprendi que tudo se resolve. Se não for hoje, será em breve. E que a vida se encarrega de colocar cada um de nós no lugar que nos pertence... Acredito que os 30 ainda têm muito para me ensinar :)
    Aproveita os 29 e que te permitam concretizar o que mais desejas! :)

    ResponderEliminar
  6. E cada ano que passa vai servindo para crescer, para aprender...
    Eu estou quase a deixar os 20's mas não me consigo convencer disso...
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Somos da mesma colheita! Os vinte ensinaram-me e continuam a ensinar-me que não vale a pena ter pressa, que a paciência é uma virtude, que não devemos deixar-nos influenciar pelas opiniões alheias, que devemos ser fiéis a nós próprias e aos nossos sonhos e objectivos de vida. Confesso que não lido assim muito bem com a passagem do tempo, acho que vou sentir-me sempre uma eterna miúda cheia de sonhos na cabeça...e não sei se isso é bom...!

    ResponderEliminar
  8. este ano entro nos 30 :)
    estou cheia de expectavas para a próxima década :)

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.