Pages

Quero ficar sozinha este natal

Estou cansada de pessoas. De palavras e más atitudes. Estou cansada de pessoas que nem se apercebem das más atitudes que têm. Cansada de tentar agradar a tudo e todos e ninguém se esforçar para me agradar a mim. É sempre nesta altura do ano, com o aproximar de um recomeço que me viro um bocadinho mais para dentro de mim própria e começo a pensar em tudo o que deixem em stand-by cá dentro. Todos deixamos demasiadas coisas sem stand-by dentro de nós, muitas delas por tempo indeterminado, palavras que tentamos esquecer, situações que evitamos, atitudes que engolimos para não ficarmos mal vistos. Mas este ano, particularmente este ano, não sei se por ser mãe e dar outra importância às coisas e às relações, existem coisas demais que não posso calar. Não me apetece ser mais uma pessoa que come e cala. Quero e gostaria de entrar no novo ano mais leve, mais eu, mais transparente com o que gosto e o que não gosto. E possivelmente mais sozinha. Porque o grande motivo destas palavras que nunca são ditas é o medo de acabarmos sozinhos, de os outros levarem a mal o que queremos expressar. Mas não nos magoaram a nós primeiro? Devemos dar sempre a outra face? ou simplesmente responder com a outra mão e ficamos quites? 
Estou cansada de familiares que nos põem entre a espada e a parede, que nos tiram o chão durante dias por falta de apoio e nem se apercebem disso. De críticas vindas de pessoas que me viram crescer, que me dizem que o meu filho chora e a culpa é do colo que lhe dou. Que, se ele está num pico de ansiedade de separação, a culpa é minha, por ter estado os últimos seis meses e meio vinte e quatro horas por dia com ele. Devia tê-lo deixado chorar, isso sim. Para ser pior mãe e ele não gostar tanto de mim. 
Estou cansada de palavras vazias, de palavras sem honra nem valor. De  amigos que faltam a ocasiões especiais em cima da hora, que tanto trabalho nos deram a preparar, para lhes proporcionar momentos felizes e inesquecíveis, de ninguém me bater à porta quando digo que me sinto tão tão cansada, de amigos que pensava eu serem tão importantes e há meses não saber nada deles. Estou cansada de fins-de-semana a tentar criar boas recordações e, no final, apenas eu, o meu marido e o meu filho, não termos uma única fotografia juntos. 
É um mito dizerem que quando somos pais nos afastamos. Não somos nós que nos afastamos, são os outros que se afastam de nós. Sim, talvez não tenhamos tanta disponibilidade, mas e o esforço do outro lado? Lembro-me de há uns tempos atrás ter ido ter com uma amiga, no meio de um dia de trabalho, para lhe dar um saco de gomas porque no dia antes tinha perdido o seu querido animal de estimação. Será que o gesto foi maior para mim do que para ela? Será que depois de tantas noites sem dormir nunca pensei que ela me viesse bater à porta "com um saco de gomas"? Será que sou apenas eu que sou má pessoa porque dei e agora quero receber? Afinal o que são gestos de amizade? O que são estes pequenos pormenores na vida das pessoas? Perdemos estes valores? Ficaram pelo caminho?Ou então estou simplesmente cansada, apenas. E tudo tem outra dimensão e outro peso. Mas a verdade é que me apetece pegar no telefone e dizer a cada uma destas pessoas o quanto me magoam ou magoaram. Apetece-me deixar tudo dito em 2017. Não levar nada por dizer para 2018. 
E o que me apetece, verdadeiramente, é estar sozinha este natal. Só não o faço porque, mais uma vez não quero privar as pessoas próximas do meu filho do seu primeiro natal e, mais uma vez, vou dar sem receber.






SHARE:

23 comentários

  1. Mãe há 7meses e meio e revejo-me bastante neste teu texto tão sentido. No final do dia o mais importante é a nossa nova familia e faze-los sorrir e a nós também. Tudo o resto que se lixe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia ter dito de melhor forma! o que importa são mesmo os que estão próximos do coração :)

      Eliminar
  2. Ler este texto foi quase um murro no estômago. Porque sinto que às vezes falho com quem está na mesma situação que tu, mas não é por mal, não é por não tentar... muitas vezes é porque mesmo sem filhos não tenho como dar mais de mim - às vezes não conseguimos ajudar os outros quando não sabemos como ajudar-nos a nós mesmos, nem sabemos o que se passa na vida dos outros (vale para os dois lados). Não sei. Pessoas, são complicadas. Mas às vezes é bom falar e dizer "olha, falhaste". E se sabemos que nem foi de propósito, o melhor é mesmo avisar, pode resolver tanto...sabendo que de facto é desinteresse, a coisa muda de figura. Não sei. My two cents. Só espero que consigas largar esse peso, da melhor forma possível * feliz Natal!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Joana obrigada pela sinceridade das tuas palavras. Talvez as minhas sirvam para conseguires dar um bocadinho mais de ti ;)
      Um grande beijinho e Feliz Natal!

      Eliminar
  3. joana, um beijinho grande e um abraço apertado de uma simples "desconhecida" mas que entende bem estas palavras.

    ResponderEliminar
  4. Como eu te entendo Joana. Também eu me sinto assim, e se dissermos algo a essas pessoas ainda dizem que as más somos nós. Um grande beijinho e feliz natal para os três.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Tive algumas reações menos boas a este texto, de facto. Mas é o que é e cada um tem a sua visão. Se me sinto mal, tenho de dizê-lo, não vou fingir que está tudo bem para não magoar as mesmas pessoas que me magoam. Feliz Natal!

      Eliminar
  5. Como te compreendo... Gostava de ter a coragem para fazer o mesmo, mas depois lá vem o medo de estar a comprar guerras que não valem a pena, de estar a criar mais chatices... Mas que gostava de dizer tudo o que penso, lá isso gostava...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois deste texto já tive alguns afastamentos de facto...mas talvez tivesse de ser mesmo assim!?
      Beijinho

      Eliminar
  6. Percebo perfeitamente o que dizes. Estou a poucos dias do bebé nascer e passo pelo inverso daquilo que te queixas. Talvez por os meus pais terem ambos falecido no espaço de 5 anos, a restante família e amigos são sufocantes. Passo o dia a dizer - não preciso de ajuda, não quero que estendam roupa, ou lavem loiça ou vão às compras. Gravidez não é doença, sinto-me lindamente para fazer tudo quanto quero, até limpar o caixote das gatas. Não é preciso ligarem 3 e 4 vezes por dia, nem estar sempre a perguntar se dormi, se comi, se tive contrações. Estou grávida... não virei anormal. Esta pressão das pessoas é muito cansativa, cheios de boas intenções e eu a precisar de espaço e tempo para respirar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, o equilíbrio é uma mais valia na nossa vida. Tudo o que seja de mais ou de menos influencia imenso. Vais ver que tudo volta ao normal rapidamente. Um grande beijinho e que corra tudo muito muito bem! (aproveita as ajudas todas quando o bebé nascer porque vais precisar de descansar!)

      Eliminar
  7. Olá.. compreendo o que sentes, também já o senti, faz tudo sentido para mim tudo o que disseste... famílias difíceis, o dar tanto e receber às vezes o pior dos outros, expectativas frustradas.. enfim é difícil... o que não se consegue falar ou resolver temos de tentar relevar acima de tudo não acumulando mágoas, libertando perdão. Porque se não o fazemos será muito pior para nós, ficamos com pesos que não são nossos! costuma-se dizer que as atitudes ficam para quem as pratica.
    Desejo que possamos fazer diferente construir pontes não muros apesar de não podermos controlar as atitudes dos outros! Um Natal feliz com a família que estás a construir, isso é o melhor dos presentes!! Bjs e desculpa o testamento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mel! Por mais que ache que é errado (ou não) vou continuar a fazer aos outros o que gostava que fizessem por mim! é essa a beleza de espírito que temos de alcançar. O resto são dias mais e filtros que temos de tentar estabelecer para não nos decepcionarmos mais.
      Um grande beijinho e Feliz Natal!

      Eliminar
  8. "Devia tê-lo deixado chorar, isso sim. Para ser pior mãe e ele não gostar tanto de mim. "
    A sério que as pessoas dizem isto?
    Inacreditável..!
    Parabéns pela escrita e coragem de dizer isto tudo. Texto maravilhoso!
    Muita força!

    Cisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem mesmo! :(

      Obrigada Obrigada! Beijinho no coração!

      Eliminar
  9. Força, não desanimes, nem te deixes ir abaixo, vai ser pior para ti... revi-me nas tuas palavras, amigos conto-os numa mão, a desilusão faz-nos encaixar a realidade só isso. Dói mas temos de saber viver bem, a sós, e com eles de vez em quando, sem exigir demasiado para não nos desiludirmos. A nossa companhia é boa, é uma descoberta viver com quase só com a família nuclear, mas prefiro o verdadeiro e o circunstancial ao suposto e ao forçado. 2017 tb não me irá deixar viver feliz este Natal, tb preferia estar mais sozinha que cheia de agitação, mas pelos nossos filhos, todos os esforços valem a pena: a consciência fica mais leve e o coração ganha sempre qualquer coisa (é esse o meu mantra ultimamente).Força aí! SS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achava eu que era a unica a passar por isto e, por isso mesmo, achava que o problema residia em mim e nao nos outros. De facto o problema até é nosso... teimamos em frequentar os mesmos sitios e as mesmas pessoas que nada têm a ver connosco. o segredo é seguir em frente, por muito doloroso que possa parecer ser mas na realidade, existem pessoas como nos, que vibram na mma frequencia q nos, só temos de gerir melhor o nosso tempo para nao o desperdiçar com quem nao nos valoriza e dar oportunidade para que surjam as que valorizam. E sim, experimentei o natal passado ficar sozinha com filha e marido e foi uma agradavel surpresa �� este ano, vou dar prioridade à minha filha e vou me anular e sei q vou passar mal mas ser mae é muito disto.

      Eliminar
    2. Obrigada pelas palavras! Um Feliz Natal para vocês :)

      Eliminar
  10. Meu Deus parece que estou a ler o meu pensamento... Tão eu!!!
    Tantas festas surpresa que fiz... nunca tive nenhuma...
    tantas prendas sem data, mimos.... não tive nenhum...
    Assisti aos espetaculos dos sobrinhos, dos filhos dos amigos... os meus ninguem foi ver ...
    Coisas que parecem sem importancia não é?!!!!
    As vezes penso, será que estou a ser egoista???? Mas faço porque gosto de ver o rosto dos outros, será que ninguem gosta de ver o meu!!!! Se calhar sou mesmo egoista, porque deveria dar sem esperar nada em troca, e o certo é que o faço a saber já que não recebo em troca, se calhar até nem sou egoista... Sou ingénua... ou parva mesmo!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Amei o seu texto e fiz uma viajem de volta ao tempo, quando tive o meu primeiro filho, entendi todo o sentimento que você escreveu. Hoje com meus 41 anos e meu filho com 19 anos, meu natal, meu fim de ano é em família, mas com a família que eu construí, levou anos para que conseguisse entender e aceitar e hoje tenho natais e fim de ano com muita paz eu, marido e filhos. Amo família, amo amigos, mas amo minha paz, infelizmente nem todos os parentes e amigos estão vivendo o mesmo momento que nós e na maioria eles não entendem ou invejam, mas tantos anos depois agradeço a Deus por te ouvido meu coração, segurei meu filho no colo até quando consegui que foi até uns 5 anos, e hoje ele está um homem com 19 anos, ainda bem que ouvi meu coração e aproveitei toda aquela fase. Que você siga o seu coração, pois para ser mãe não tem manual, fazendo escolhas umas certas outras erradas e esse é o maior desafio, por que ser mãe nos quebra, mas nos ensina a ser pessoas tão melhores. Com amor Eliane

    ResponderEliminar
  12. Hoje cheguei aqui poe acaso, ou melhor, através da Mãe é que sabe.. e esta frase " de amigos que pensava eu serem tão importantes e há meses não saber nada deles"... Esta frase magoa muito é tão real....

    ResponderEliminar
  13. :) às vezes temos mesmo que esquecer o que há à volta, e preocuparmo-nos apenas connosco e com os nossos... Soa egoista, mas às vezes é a forma de nos sararmos...

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.