Pages

O dia em que fui despedida

Acredito que não conseguimos escapar ao que o futuro nos reserva. Quando me licenciei estive seis meses em casa e nunca, em qualquer outra altura, os azulejos da casa de banho estiveram tão limpos. Meti mãos à obra, entreguei dezenas de currículos presencialmente que não deram em nada. Fui chamada para um estágio não remunerado, durante três meses apanhei o comboio das seis da manhã e voltei para casa no das onze da noite. Sempre acreditei, sempre trabalhei, sempre à espera da oportunidade de uma vaga prometida desde o primeiro dia. Não aconteceu. Mudei-me de armas e bagagens, sem medos, cheia de vontade, para uma casa a trezentos quilómetros da minha família e dos meus amigos. Trabalhei, fiz turnos, fiz noites, vivi uma vida que não era a minha. Abri um hospital com uma equipa de raíz, fui técnica, enfermeira, recepcionista, auxiliar, coordenei entregas e requisições de material. Ao fim de quatro meses fechei esse mesmo hospital e mais uma etapa na minha vida. Recebi um telefonema que me fez vir para Lisboa, e numa semana morava numa casa partilhada na Avenida de Roma. Fui aceite numa multinacional, até hoje. Até hoje e depois de 80 mil quilómetros conduzidos, de mil e uma formações na Alemanha, de formações em sítios inóspitos, de muito sacríficio e esforço a nível pessoal. Hoje fui despedida. Hoje fecho mais uma porta. Aprendi muito, especializei-me, viajei, tornei-me mais tolerante, mais profissional. Cresci enquanto pessoa, sorri quando me apetecia chorar e calei-me quando queria gritar que o mundo fosse à merda. Hoje é o último dia de quatro anos a puxar por mim, a superar-me, a fazer pelos outros o que nunca fizeram comigo. Hoje digo adeus a uma empresa que nada tinha a ver comigo. E agora tenho a vida toda pela frente. Tenho planos para alinhavar, prioridades para estabelecer. Vou arregarçar as mangas e fazer o que tem de ser feito. Vou bater às portas, vou tentar tornar sonhos em realidade. Mas acima de tudo acredito que o destino nos supera sempre. Por muito boa vontade e muito esforço. Por mais que o nosso pensamento seja sempre positivo. Hoje é o primeiro dia da mudança. Eu vou fazer a minha parte. Ouviste Universo? Está na altura de fazeres a tua também. 


SHARE:

19 comentários

  1. Boa sorte Joana e muita força para uma etapa diferente.

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte Joana nesta nova etapa. Como em tantas outras da tua vida, não tenho a mínima dúvida que a irás superar exemplarmente!

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte nesta nova etapa Joana. Como em tantas outras, não tenho a mínima dúvida de que a irás ultrapassar exemplarmente! Peixe é bicho que sabe bem como nadar contra a maré! =)

    ResponderEliminar
  4. Forca e nao desesperes! Pensa que se eras assim tao infeliz, entao foi uma maneira forcada de procurares o que realmente gostas, de tentares mais uma vez seguir os teus verdadeiros sonhos! Boa sorte!*

    ResponderEliminar
  5. Haja coragem Joana! Demonstras aqui neste texto muita forca e determinacao que poucos a tem (eu incluida!). So te posso desejar tudo de bom e coragem. Beijinho xx

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte querida!! Que o Universo seja generoso contigo. A vida vai encarregar-se de retribuir tudo o que tens feito ao longo do teu percurso profissional. ;) beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Estive nessa mesma empresa (sei porque temos amigos em comum no FB) e saí antes de a Joana entrar. E, nunca,mas mesmo nunca, fui tão feliz desde que saí e nunca fui tão infeliz como nos quase sete anos que lá passei. Coragem, o universo vai ajudar!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o texto! Uma inspiração :) só te posso desejar muita muita sorte.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Há males que vêm por bem, vais ver que outras portas se abrirão, e muito melhores, tenho a certeza!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Minha querida, fico muito contente por te ver a escrever desta forma. Este mundo precisa de pessoas como tu, que chorem, mas que chorem a arriscar. Obrigada por isto*

    ResponderEliminar
  11. Adorei o teu texto. Nunca fui despedida mas, desde que terminei a minha licenciatura (já lá vão quase 2 anos), a única coisa que consegui foi um estágio não remunerado durante 3 meses numa clínica privada. Os dias não têm sido fáceis e muitas vezes sinto-me desmotivada, pois ninguém me dá uma oportunidade de mostrar o quão boa sou como profissional, apesar da minha pouco experiência.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Boa sorte querida! Que o Universo seja generoso contigo! :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. "Quando a sorte vier, que me apanhe a trabalhar!" Obrigada por me inspirares a não desistir.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  15. O choque inicial doi sempre. Mas isto é o inicio, não o fim. Quando não temos coragem de ir embora, por vezes precisamos que nos empurrem (falo por mim...). E se calhar (espero que sim), o universo já começou a fazer a parte que lhe compete. Espero que as portas a que bates se abram.
    "A sorte protege os audazes", sê audaciosa! Beijinhos e muita sorte, vou continuar a acompanhar a tua aventura.

    ResponderEliminar
  16. Acredito que pessoas que escrevem como tu tem coisas lindas reservadas para elas. O universo está cntg porque tu estás com ele :)

    ResponderEliminar
  17. Como te entendo, já trabalhei na área da saúde apesar de ser uma mera administrativa, sempre achei lamentável...que contratem enfermeiros para serem administrativos...entre outras coisas...sei que temos de trabalhar e temos de nos esforçar, mas nunca, mesmo nunca podemos deixar que nos humilhem por causa disso, e nos baixem as qualidades...e muito menos que se aproveitem de nós...e acredita que já passei muito daquilo que passaste nos dois empregos que tiveste. Não pude deixar de comentar, pois lembro me muito de mim. Despedi-me, mudei de cidade porque não recebia em condições e tinha imensas despesas, estou desempregada à 2 anos, felizmente não tenho a necessidade de trabalhar por questões financeiras, houve uma fase em que isso me fazia falta como pessoa e mulher, agora tenho um bebé de 15 dias e vou dedicar-me a ele e à minha filha de 5 anos. Sinto, sinto falta de trabalhar, mas os momentos de liberdade que tenho por estar em casa, não há dinheiro que pague! Aproveita bem a tua LIBERDADE!

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.