Pages

recuperar o nosso corpo

Quase cinco meses depois posso olhar-me no espelho e perceber o porquê de todos os conselhos para amamentar. Tenho a minha barriga de volta, o meu peso de volta e sinto-me bem. Claro que existe alguma flacidez e claro que as maminhas nunca mais serão as mesmas mas quando começar a ter mais algum tempo disponível para mim, vou tratar dessa parte para o ginásio. Tenho sorte, tenho plena consciência disso, sempre fui magra, tenho uma boa genética, mas sinto mesmo que amamentar foi crucial para esta recuperação. Lembro-me de, durante o primeiro mês, enquanto o Sebastião mamava, sentir aquelas picadas na zona do útero, contrações provocadas pela ocitocina que o faziam retornar ao seu estado natural. Consegui vestir as minhas calças pré-gravidez após três semanas e agora sinto-me cada vez mais eu (fora o cansaço, mas sobre essa questão já falei aqui). Claro que o facto de 70% da minha alimentação ser à base de frutas, vegetais e leguminosas tem o seu peso. Tive algum cuidado nos primeiros dois meses por causa das cólicas que o Sebastião podia ter, mas depois comi de tudo sem problema. Quase não como carne e peixe apenas algum. Os meus almoços são quase sempre vegetarianos e ao jantar experimentamos cada vez mais receitas vegan. Não o fiz para perder peso, aliás já tinha referido anteriormente aqui, que desde há um ano para cá mudei imenso o meu estilo de vida e a alimentação foi o primeiro passo. Não me senti bem em continuar a comer a quantidade de proteína animal que comia antes, depois de ver alguns documentários e ter lido livros acerca da melhoria da saúde com uma dieta à base de fruta, vegetais e leguminosas. Experimentei reduzir a proteína animal e senti-me muito melhor quando o fiz, pelo que começou a fazer sentido na minha vida. Não deixei de comer carne e peixe a 100%, nem sei se algum dia o vou fazer. Deixei sim de beber leite, optei pela bebida de aveia ou arroz que são as que mais gosto. Mas no geral sinto-me bem, não fosse a privação de sono e acho que me sentiria optimamente!


SHARE:

12 comentários

  1. Estás super bem! :) O resto vais recuperando com o tempo :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também ando a reduzir nos produtos de origem animal... já tinha cortado o leite há algum tempo e agora estamos a começar a fazer algumas refeições vegetarianas durante a semana... ainda somos "novos" nisto, mas a experiência está a correr bem. E parabéns pelo regresso à forma física! (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Sofia :) é isso mesmo, devagarinho e com mudanças graduais chegamos lá!

      Eliminar
  3. Isso é óptimo mas não é para todos igual... :( da minha filha recuperei totalmente o 32 de calças do meu bebécas está tão tão difícil... barriga e anca... aaaffff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita força Leonor! Manter o optimismo e gostarmos de nós como somos é o mais importante :)

      Eliminar
  4. Está bem, algumas amigas minhas demoraram muito a recuperar o peso antigo! Também me sinto bem melhor com comidas leves assim, mais natural e sem neuras!

    Bia <º(((<
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Beatriz! Movimento verde ;)

      Beijnho grande

      Eliminar
  5. Da gravidez da minha primeira filha, ao fim de duas semanas vestia as minhas calças de ganga de antes da gravidez. Notei sempre alguma flacidez (agora já não que estou grávida da segunda :) ) mas em termos de peso, fiquei com menos do que tinha antes de engravidar. Sem dúvida, abençoada amamentação! :)

    Cisca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o melhor para o nosso corpo e para eles também! que corra tudo bem com a próxima princesa ;)

      Parabéns!

      Eliminar
  6. Acho que estás muito bem Joana.
    Eu deixei de beber leite há sensivelmente 11 meses e sinto-me tão bem. Troquei por cevada ou chá, as bebidas "vegetais " ainda não me convenceram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devagarinho se vai fazendo a mudança Maria Rita :)

      Muito obrigada, beijo gigante !

      Eliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.