Pages

Pela estrada fora | A Tailândia parte I

Uma das coisas que me fez mais falta antes de viajar foi encontrar um blog ou site que reunisse dicas e sugestões em viagem. Fui encontrando muita informação, mas toda ela dispersa, falei com amigos que já o tinham feito e principalmente segui alguns instintos.

Assim, gostaria de deixar algumas dicas para quem quer viajar para a Tailândia e dispõe de pouco tempo para fazê-lo.
Estive duas semanas na Tailândia com paragens na ida e no regresso em Singapura.


  • Comprámos o bilhete de ida e volta através de uma promoção da Lufthansa cerca de seis meses antes. Sim, é uma chatice ser com tanto tempo de antecedência, mas vale mesmo a pena. Basta registarem-se nos sites das companhias aéreas e receberem as newsletters, depois é uma questão de ficar atento aos meses em que a mesma decorre.

  • Escolham as escalas com mais de uma hora e meia de duração. Isto porque apesar de querer que a viagem passe o mais rápido possível e chegar ao destino, existe menos probabilidade de ficar sem mala. A maioria dos aeroportos admitem precisar de uma hora para passar as bagagens de um avião para outro e muitas vezes os voos atrasam-se cerca de meia hora. Sempre que sejam voos longos, este foi cerca de 13 horas, com escala em Frankfurt de 6 horas, tentem ir à noite. Assim dormem no avião e minimizam os efeitos do jet lag.

  • Comprem um guia acerca do País que vão visitar. Eu sou fiel ao Lonely Planet. Já tenho alguns e nunca me falhou em nada. Sugere roteiros, hotéis, restaurantes, todos eles visitados pela equipa no terreno. É muito bom para optimizar os tempos de viagem, para marcar hotéis com antecedência e claro para ficar a conhecer a história e os marcos a visitar. Existem opções para todos os budgets.

  • Escolham o tipo de viagem que pretendem. Nós decidimos visitar três sítios em duas semanas, como sugeria o Lonely Planet. Primeiro a capital Banquecoque, depois seguimos para norte em direccção a Chiang Mai e por fim Railay Beach, nas praias a sul. Se podiamos ter visto muito mais? Claro que sim. Mas não quisemos andar a correr de um lado para o outro. Quisemos conhecer, descansar e absorver  máximo possível no pouco tempo que tínhamos.

  • Depois do voo marcado é recomendável marcar os transportes internos e os hotéis pelo menos com 3 meses de antecedência. A afluência é cada vez maior a este género de países e acreditem que os melhores esgotam rápido. Em relação aos voos é o factor tempo a jogar a vosso favor. Nós decidimos viajar internamente de avião. Escolhemos este meio de transporte porque uma viagem de avião custava o dobro do preço e um terço do tempo do que uma viagem de comboio ou autocarro. Estamos a falar de 60 euros de voo por uma hora e meia. As viagens de comboio ou aurocarro apesar de mais em conta acabavam por ocupar praticamente um dia inteiro, o que nos tirava tempo de qualidade onde realmente queriamos estar. Nós tentamos cruzar informação acerca dos hotéis com o Lonely Planet, TripAdvisor e acabamos por reservar no Booking. O Booking tem uma linha 24horas com apoio em Português sempre disponível. Apesar de nunca ter corrido nada mal da parte deles, já tivemos de a utilizar e garantimos que eles dão resposta.

  • Para visitar a Tailândia é preciso perceber como funcionam as estações do ano. Sendo que todo o ano está calor, mas existe a estação das chuvas. Ou dilúvios, como lhes quiserem chamar. A estação seca começa em Novembro e acaba em Abril. Nós decidimos ir em Fevereiro. Esteve sempre bom tempo, temperaturas a rondar os 32ºC, mas os dias nublados ou com períodos de chuva intensa durante umas horas são inevitáveis. É um país tropical. Aproveitem para ir a um mercado às compras, meditar nos templos ou correrem a mergulhar no mar (muito apreciado por nós!).


  • Como diz a filosofia dos guias Lonely Planet: "The hardest part is to decide to go so... GO!"

*Mais dicas no próximo post.

SHARE:

4 comentários

  1. Adorava conhecer a Tailândia! :)
    Fico a aguardar mais dicas!! :)

    ResponderEliminar
  2. Posso então fazer as malas? Hum...ok, não mas vou inscrever-me em todas as companhias aéreas hihihi :P Uma viagem que farei mais tarde ou mais cedo certamente!!

    ResponderEliminar
  3. Aiiii, não devia ter lido isto.
    Ando desejosa de ir à Tailândia... É daqueles sítios que tenho mesmo na minha bucket list mas que sei que, infelizmente, não será possível nos próximos tempos. Mas sim, ter este tipo de dicas é sempre uma mais valia! :)

    ResponderEliminar
  4. Excelente post, Joana! Cheio de dicas úteis e interessantes! :)
    Sobre o tal blog ou site que procurou e que reunisse informações úteis sobre viagens, sugiro que visite www.portaldasviagens.com . Registe-se, veja os tópicos já criados, irá encontrar um tópico sobre este destino específico (e muitos outros), e este contribua com este seu report para ajudar quem pretende viajar para este fantástico país! ;)

    Bom resto de semana e voltamos a ver-nos no Instagram! ;)

    Ivete
    www.comidacompaixao.com

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.