Pages

A dieta do paleolítico

Já há algum tempo que tinha curiosidade em experimentar a Dieta do Paleolítico. Na verdade, não é bem de uma dieta que se trata, estamos a falar de um regime alimentar que remonta aos tempos ancestrais em que o homem comia apenas o que conseguia caçar ou que a natureza lhe dava directamente. Neste regime ou ideologia, como lhe quiserem chamar, não são ingeridos nenhuns produtos alimentares processados. O caso dos cereais, dos lacticínios e dos açucares. Basicamente e muito resumidamente, as regras básicas da Dieta do Paleolítico são:


  • Consumir todas as carnes magras, peixe e marisco que quisermos
  • Consumir todas as frutas e legumes não amiláceos que quisermos
  • Não podemos consumir cereais
  • Não podemos consumir leguminosas
  • Não podemos consumir lacticínios
  • Não podemos consumir alimentos processados

Não é, portanto, uma dieta sem gordura. É sim uma dieta sem "gordura má".



Como tinha algumas dúvidas comprei o livro sobre esta Dieta do Dr. Loren Cordain, um médico que estuda esta dieta há mais de duas décadas e diz ser a mais indicada para nós. Segundo ele, foi assim que o homem começou a ingerir alimentos processados que começaram a surgir as doenças crónicas. A comparação entre este tipo de alimentação e a que é feita maioritariamente nos Estados Unidos é chocante. Na verdade passamos grande parte do tempo a dar ao nosso organismo coisas que ele não consegue digerir e depois ficamos inchados, cansados e surgem as doenças metabólicas.


Assim, e depois de devidamente informados, começamos hoje uma semana da Dieta do Paleolítico. Os testemunhos, presentes no livro, de pessoas que sofriam de doenças crónicas e passados alguns meses desta dieta terem deixado de ter sintomas e anos mais tarde nem sequer precisarem de qualquer tipo de medicação é inspirador. Foi, aliás, através da entrevista ao Bernardo Pinto Coelho que percebi que este seria um caminho pelo qual gostaria de seguir.

Ao longo desta semana vou partilhar convosco algumas refeições e inspirações do livro, o máximo que puder. 

Hoje foi o dia 1. Vamos seguir este plano durante 6 dias.



O nosso pequeno almoço :
Bacon, sumo de laranja e salada de frutas (melão, maçã, pêra, uvas, amoras)


O nosso almoço:
Peito de frango
Cogumelos salteados
Amêndoas tostadas
Mistura de verdes
Azeite


Até amanhã :)
SHARE:

3 comentários

  1. Aqui é uma dieta bastante em voga já há algum tempo. Mas torna-se tão difícil evitar algumas das coisas a não ser que se cozinhe muito em casa :)

    ResponderEliminar
  2. Que interessante. Nunca tinha ouvido falar.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha lido algumas coisas sobre essa dieta. Estou curiosa :) Fico a aguardar os próximos post's. :)

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.