Pages

As fases do luto

Há papéis para assinar, vodka para beber e cigarros para fumar. Há um luto. Que tem muitas fases. A primeira, que me atropelou há uns meses , é a da negação. Tornei-me numa rebelde, deixei de atender muitos telefonemas, arranjei desculpas e tapei a cabeça com os lençóis de manhã. Depois negociei. Tentei fazer-me passar por cordeirinho, quando me apetecia arrancar-lhes a cabeça com os dentes. Fiquei dividida entre o que fazia e o que devia ser feito. Fiquei com medo. Até que caí em mim e deixei-me entristecer. Chorei, perdi o apetite, fiquei apática e regressei milhares de vezes em pensamento aos sonhos que tinha quando era miúda. E por fim, acordei numa manhã de sol, pousei os pés no chão, espreguicei-me e quis mais. Mais sabor. Mais desejo. Mais felicidade. Quis ser mais eu, quis dar mais de mim ao mundo e a quem me rodeia. Foi nessa manhã que aceitei. Com toda a calma do mundo aceitei que não era isto que devia fazer. Que não me saciava o apetite, não me dava o suficiente. E então esperei. Esperei, rezei, fiz figas e falei muitas vezes baixinho comigo mesma. Fiz das tripas coração. Mas aconteceu. Agora é real.
SHARE:

2 comentários

  1. E é preciso tudo isso.
    Não é cliché nenhum que o luto tem 5 fases e que temos de passar por todas elas até o processo estar encerrado dentro de nós. É uma treta, mas é verdade... E todas elas são tão características, tão específicas, tão típicas que nem dá para evitar. Mas o melhor mesmo é deixar que elas aconteçam e que as vivamos. Quanto mais as prendemos, mais prendemos o fantasma do luto dentro de nós. As coisas têm que acontecer. E há que encarar a nova realidade... Às vezes consegue fazer-se com alguma brevidade, outras vezes demora um pouquinho mais. Mas é superável, sempre. E quando conseguimos ter esse dia em que nos espreguiçamos de manhã, a calma invade-nos. E aí sim, voltamos a ser nós - embora com um pouquinho menos na nossa vida, mas nós novamente.

    Força querida Joana. Por ti e por quem não está mais cá. Nós ainda temos muito por viver e há que viver em pleno. Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  2. É esse passo que me falta dar...o acordar com força e vontade de enfrentar tudo e todos, com um francês mais ou menos arranhado, mas ir à luta a conseguir...mostrar a que sou capaz a quem não acredita nas minhas capacidades!!! Mas esse dia vai/está para chegar...só preciso de um empurrãozinho!
    Beijinhos Joana e continua com essa força toda ***

    ResponderEliminar

© O que vem à rede é peixe. All rights reserved.